Nacionalidade Italiana: Alterações na Lei preocupam aspirantes a Cidadania Italiana

Posted by

A Itália é um dos países que reconhecem a cidadania pelo conceito de jus sanguini, ou seja, o direito de sangue. Isso significa que brasileiros que tenham descendência italiana podem requerer pela dupla-cidadania independente se são filhos, netos, bisnetos ou mesmo tataranetos de italianos.

Mas alterações na Lei no fim de 2018, tem preocupado os aspirantes a obtenção da cidadania. Algumas alterações na Lei são:

1) Reconhecimento da cidadania italiana no prazo máximo de 2 a 4 anos em Consulados e também (ou) nos municípios italianos;
2) Naturalização (casamento, residência, etc.) no prazo máximo de 2 a 4 anos;
3) Aumento na taxa do processo de naturalização italiana de € 200,00 para € 250,00;
4) Prazo de máximo de 6 meses para que a Comune emita certidões com a finalidade de reconhecimento da cidadania italiana (quando forem solicitadas por estrangeiros).

No caso do reconhecimento da cidadania italiana, o prazo de 4 anos irá valer para pedidos baseados em fatos ocorridos antes de 01/01/1948.
Fonte: Ansa-Brasil

A CZLaw atua com uma gama de Serviços Jurídicos, como Nacionalidade Portuguesa, Nacionalidade Italiana, Direito Internacional, Direito Fiscal, Resolução de Litígios, entre outros.
Dúvidas? Visite nosso site czlaw.pt mande um email para info@czlaw.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

// see footer.latte